sábado, abril 25, 2015

NÃO SE PODE PEDIR COICES A UM CAVALO DE CARROCEL

Um desabafo sobre Thomas Piketty e o seu Capital no Século XXI

transferirO mundo à medida do Capital, que no tempo que ocorre estrangula, com desumana violência, o campo imenso do trabalho, tem vindo a mover-se e a envolver-se em uma vigorosa onda sistémica que a seu favor estorcega, sem clemência, não apenas a esfera do económico como também as jurisdições da política e da cultura, atroando impassível as sociabilidades que conformam a vida e o dia-a-dia dos trabalhadores e das suas famílias. A mancebia amorável, todavia dissoluta, do acasalamento neoliberal com o fundamento pós-modernista explica, e em muito, a escala e a sucessão dos fenómenos sociais que dessa intimidade desabrocham e que enchiqueiram hoje, como no passado, o mundo da grande maioria das pessoas que do trabalho vivem.

Perante tão dramática realidade, pergunto-me; e se, de uma vez por todas, deixássemos de encarar às avessas este mundo e definitivamente sepultássemos a peregrina ideia de que é o dinheiro que gera riqueza e nos convencêssemos que somos nós, os trabalhadores, quem afinal produz o Capital. E se desistíssemos de pensar o Capital como o dinheiro dos ricos, como nos aconselha Frédéric Lordon[1], e aprendêssemos com Marx que o Capital “é um modo de produção, isto é, uma relação social. Uma relação complexa que, à relação monetária das simples economias mercantis, acrescenta – é este o centro de toda a questão – a relação salarial, constituída em torno da propriedade privada dos meios de produção, da fantasmagoria jurídica do ´trabalhador livre`, esse indivíduo todavia privado de qualquer possibilidade de reproduzir por si próprio a sua existência material, e por isso atirado para o mercado de trabalho, forçado, para sobreviver, a empregar-se e a submeter-se ao controlo patronal, numa relação de subordinação hierárquica”? A mutilada epistemologia de Piketty, sobre estas questões, nada diz porque a raiz dessa mesma epistemologia não inscreve, de modo claro e consequente, o incontornável antagonismo Capital/Trabalho. Daí, o seu Capital do Século XXI ter merecido uma surpreendente (ou talvez não) unanimidade mediática.


[1] Do artigo no LE MONDE DIPLOMATIQUE, edição de ABRIL 2015, de FRÉDÉRIC LORDON, intitulado Com Thomas Piketty, não há perigo para o capital no século XXI.

NotaO título dado a este texto é uma expressão de FRÉDÉRIC LORDON usada no artigo acima referido.

quarta-feira, abril 15, 2015

O BRUAÁ DO ASSANHO

 

890977De relance, creio identificar os porquês que (certamente) esclarecem a chinfrinada à volta da factível candidatura de Sampaio da Nóvoa a Presidente de todos os portugueses:

(1) – O candidato a candidato não provém do promíscuo mundo dos negócios, não foi desemprenhado pela comprometida indústria da comunicação massiva e desperta, aos olhos de muitos desesperançados, uma imagem responsável (não populista) de independência político-partidária pouco confortante ao statu quo sistémico e aparelhístico;

(2) – O candidato a candidato projeta, com coragem e clareza, uma tonificante e coerente mensagem cívica e política, informada e criticamente escorada em dinâmicas sociais e culturais emancipatórias de valorização humana e de qualificação existencial;

(3) – O candidato a candidato tem-se dado a conhecer como um homem de dimensão superior, de invulgar compreensão científico-filosófica e político-cultural da totalidade complexa deste agregado de mudanças e de situações significativas que constituem a dramática realidade desta ordem hoje mundializada.

Sampaio da Nóvoa parece ser, depois deste calamitoso mandato de Cavaco, um homem que saberá tornar a cidadania em uma categoria, diria epistémica, valorizadora do campo e da ação políticas, inscrevendo no exercício dessa mesma cidadania, renovadas referências, linguagens e padrões de racionalidade que as condições históricas atuais, do meu ponto de vista, não só reclamam como exigem. Por isso o bruaá à volta da sua candidatura percebe-se e, exatamente por que se percebe ao captar-se o seu sentido e significado, vale a pena enaltecer as qualidades pessoais, públicas e cívicas de Sampaio da Nóvoa.

terça-feira, abril 14, 2015

EM TEMPOS DE ELEIÇÕES, AS CONCIÊNCIAS E AS VONTADES NÃO ESCAPAM À COBIÇA DOS MERCADOS

 

campanha politica

 

Neste clima eleitoral, em que o disfarce e a mentira animam a manipulação e se dão a reconhecer os mercenários que, partejados pela impetuosa indústria da comunicação, buscam pinchar poderes de novos palcos, aqui deixo o Elogio da Dialética, de Bertolt Brecht, como rumo sem fim à única Democracia em que creio.

 

 

 

A injustiça avança hoje a passo firme.

Os tiranos fazem planos para dez mil anos.

O poder apregoa: as coisas

continuarão a ser como são.

Nenhuma voz além da dos que mandam.

E em todos os mercados proclama a exploração:

Isto é apenas o meu começo.

 

Mas entre os oprimidos muitos há que agora dizem:

Aquilo que nós queremos nunca mais o alcançaremos.

Quem ainda está vivo nunca diga: nunca.

O que é seguro não é seguro.

As coisas não continuarão a ser como são.

Depois de falarem os dominantes, falarão os dominados.

Quem pois ousa dizer: nunca?

De quem depende que a opressão prossiga? De nós.

De quem depende que ela acabe? De nós.

O que é esmagado, que se levante!

O que está perdido, lute!

O que sabe e o que se chegou, que há aí que o retenha?

Porque os vencidos de hoje são os vencedores de amanhã.

E nunca será: ainda hoje.

 

Invoco cuidado e atenção para esta abjecta avidez de domínio de consciências e vergadura de vontades. Eis o além do exercício da violência de tão poderosa venalidade.