quarta-feira, junho 10, 2015

AS DANÇAS DA SIGNIFICÂNCIA SOB O VÉU DAS APARÊNCIAS

 

… ou a moralidade política da mentira

1209035_206573902840750_1868084560_nEspero, observo e acompanho, com manifesta inquietude, o atual momento da incerta e controversa situação grega, europeia e não só. Presencio labirínticos negociamentos com múltiplos (e mancomunados) poderes, abarcando (como é óbvio) a lacaiada que a estes assiste. Neste melífluo e embrulhado tráfico de interesses, questiono-me, como é lógico, sobre a imediatidade dos resultados a que se possam chegar. Ainda assim, mais do que reputar estes fins subitâneos, interessa-me apreender os rumos a que eles conduzem, descodificar os modos e as razões por que são eles sobremaneira qualificados e descortinar a medular e obscura irmanação que entre esses mandos (de diversas jurisdições) se firmam e consolidam.

Não obstante, como causa maior, importa captar a sanha que conduz o brumoso apuro e refinamento das irreveláveis simulações, dissimulações (ou mesmo mentiras) que assediam os povos neste obnubilado e prolongado ajuste. Ao longo do tempo, com a vida e com os tropeções nela ocorridos e a experiência das suas chagas acumuladas, adestrei-me na vigilância suspeitadora de sensos calcetados em números, desses números que aligeiram respostas e (amiudadamente) afastam a nossa atenção (e cuidado) da essencialidade dos problemas. Desta feita, um cinzelar astucioso (de expedientes e modos reguladores de difusão e representação) completa o método e requinta o seu eficiente e ordenador papel de aquiescente intimação sobre as tais obscurecidas (embora utilíssimas) respostas.

Não sei se o povo é facilmente enganado ante um saber convenientemente debruado e colorido que o embaraça de avistar o exato alcance de tão perentória (e particular) ciência. O que sei, porque o alarde é evidente, é que as rédeas que estas indecorosas governanças puxam não prescindem da conformada presciência de tirar partido – em cada conjuntura, situação ou mesmo agitação – por meio do empenho da maquinação e da encenação do chamamento à costumeira e mesquinha fragmentação do social, acorrentado aquele à difusa abantesma do medo, dando largas às suas exercitadas maestrias de raposa (astúcia) e de leão (temor), na recorrente (e já histórica) peça teatral evolutiva do seu desalmamento, porfiando teimosamente a celebração da ideia, aliás sempre abafada, de que os fins justificam os meios. Os homens, sobretudo os que dominam, na ausência de alertas e de ações impedientes, apenas evocam e fitam os (seus) fins. A natureza instrumental da mendacidade, nas suas múltiplas formas, converte-se na dimensão essencial (e fecunda) da moralidade política da mentira.

Sem comentários:

Enviar um comentário